Como armazenar material biológico?

Como armazenar material biológico?

Exames laboratoriais, especialmente os exames de rotina que envolvem material biológico precisam ter as amostras armazenadas por um tempo já predeterminado, mesmo depois de terminado a realização do ensaio. Dessa forma pode-se atender a necessidade de possíveis contraprovas e/ou confirmações de resultado, sem necessariamente gerar novos custos e fazendo o paciente retornar para novamente coletar uma amostra.

O armazenamento do material biológico deve ser feito de forma cuidadosa a fim de preservar a utilidade da amostra. Para isso existem diversos fatores que determinam como será a melhor forma de guardar o material, desde o tipo do material biológico, o tipo de exame, a finalidade (se é um exame de rotina ou de pesquisa) e a estabilidade do material.

Se serão guardadas amostras de sangue, soro, fezes, urina, esfregaço, etc., por exemplo, existem cuidados diferentes. Exames de urina de rotina podem ser congeladas para maior durabilidade, mas amostras de fezes não podem ficar armazenadas em um ambiente com temperatura abaixo de 0ºC porque pode matar parasitas e inviabilizar a amostra.

O ambiente determinado para o armazenamento deve seguir uma série de critérios. Além do controle e registro da temperatura, geralmente se mantendo a 4ºC, o piso deve ser impermeável e os equipamentos usados devem ser rotineiramente monitorados, tendo manutenção preventiva e corretiva.

Contudo, é essencial um sistema de gerenciamento das amostras armazenadas, tendo um controle rígido das datas de expiração e os dados do exame e da coleta. Entre em contato com os especialistas na Global Box para tirar as suas dúvidas da melhor forma de arquivamento para você e seu laboratório ou empresa.